BLOG

Lifelong learning: como ser um eterno aprendiz no mundo dos negócios

PULSE-Post-Blog-2023-Janeiro_V1-1

Manter a curiosidade e as antenas ligadas para aprender sempre é um dos princípios básicos do lifelong learning. Você já conhece esse conceito? O termo pode ser traduzido como formação contínua ou como aprendizado ao longo da vida – e faz toda a diferença na vida profissional.

Afinal de contas, a beleza de ser um eterno aprendiz cantada por Gonzaguinha é uma habilidade essencial também no mundo do trabalho, dos negócios e da inovação.

Quer saber mais sobre o assunto e ver como aplicamos o lifelong learning no dia a dia do Pulse e da Raízen? Acompanhe os tópicos do artigo e boa leitura!

O que é lifelong learning

O lifelong learning, como o nome sugere, é um processo de aprendizado que dura a vida inteira. É uma postura de busca permanente por formação continuada, para corresponder aos desafios trazidos por um mundo em constante e acelerada transformação. 

Nesse sentido, o lifelong learning se contrapõe à visão tradicional de que a formação se encerrava com a formatura na educação formal. Hoje, a conquista do diploma não encerra o ciclo de estudo e aprendizado: é apenas uma das etapas. 

Segundo a Unesco, o conceito de lifelong learning engloba os seguintes elementos:

  • Todas as faixas etárias
  • Todos os níveis de educação
  • Todas as modalidades, esferas e espaços de aprendizado
  • Uma variedade de propósitos

Assim, entende-se que esta jornada de aprendizado pode ser realizada por qualquer pessoa, em qualquer etapa da sua instrução, usando diversos meios e com diversos objetivos possíveis. 

Cultura de inovação e cultura de aprendizagem andam juntas 

Para quem atua em startups e na busca por inovação, a cultura de lifelong learning é fundamental. Isso porque a postura de formação continuada, usando diferentes meios e propósitos, permite acompanhar a evolução do mercado e da sociedade com a agilidade necessária. 

Ora, a cultura de inovação é a busca por soluções disruptivas e eficazes para demandas concretas que se apresentam. Por isso, o lifelong learning, essa abertura ao aprendizado constante com foco no que as circunstâncias exigem, pode ser de grande auxílio para que se chegue às soluções.

Nesse sentido, profissionais e entusiastas da inovação têm de estar dispostos a se questionar e se aprimorar de forma constante. Isso pode ser feito com incentivo da empresa, com a promoção de eventos de formação e qualificação, bem como por iniciativa pessoal. Aprendizado nunca é demais!

Palestras, seminários, cursos, livros, podcasts e conversas são algumas das ferramentas disponíveis. E não é preciso se ater apenas a sua área de atuação. Muitas vezes um insight de solução pode surgir em uma área totalmente diferente. 

O aprendizado está em todos os lugares e é preciso estar atento a situações que permitam evoluir e se capacitar.

Startups focadas em lifelong learning ou formação contínua

Para uma startup, a cultura de lifelong learning  tem grande importância para manter o time permanentemente mobilizado em busca de conhecimento. Essa abertura resulta em mais aprendizado e melhor resposta individual e coletiva às demandas do mercado. 

E como colocar isso em prática? Além das jornadas individuais de aprendizado, a gestão da startup pode oferecer à equipe momentos de estudo e aperfeiçoamento. Isso pode ser feito pela oferta de cursos, workshops, palestras, debates e outros formatos. 

Nessa jornada, é possível contratar os serviços de startups especializadas em formação continuada, com uma estrutura ágil e focada nas demandas do mercado. Confira alguns exemplos brasileiros:

  • Mastertech: Oferece formação continuada, em diversos formatos, com foco no mundo digital e na construção de uma mentalidade conectada. 
  • B.Nous: Focada no desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas de times de trabalho, a empresa tem trilhas de formação em diversos formatos e com diversos propósitos.
  • Soul Academy: Atua na formação e capacitação de mão de obra, com viés de letramento digital, empregabilidade e inclusão social.
  • Toti: Oferece cursos e capacitação para pessoas refugiadas e migrantes, visando desenvolver carreiras e incluir essas pessoas no mercado de trabalho em tecnologia.

Trilhas de aprendizagem na Raízen 

Empresas que estão sempre inovando não podem esperar que seus funcionários cheguem já dominando os seus temas e processos. Empresa e time precisam evoluir juntos.

Pensando nisso, a Raízen criou a Universidade Raízen, dentro do seu Movimento de Aprendizagem Raízen (AR) para o público interno. 

No programa, os funcionários têm acesso a aulas presenciais, online ao vivo e gravadas, podcasts, entrevistas, vídeos, comunidades de práticas e muitos outros formatos. Os temas englobam desenvolvimento de capacidades técnicas dos mais diversos setores da empresa e também habilidades comportamentais.

Outra iniciativa da cultura de incentivo ao aprendizado é a Academia Geek, que funciona sob a gestão da diretoria de tecnologia. O programa oferece treinamentos para funcionários da área, com foco em aprimoramento de hard e soft skills.

Lifelong learning no Pulse: 

A cultura de aprendizagem faz parte também do nosso hub de inovação. Crescemos com trocas e estamos sempre promovendo eventos, palestras e debates. Boa parte do conteúdo fica disponível em nosso canal no YouTube. 

Um exemplo é o seminário de comemoração dos 5 anos de Pulse, que rendeu a playlist Pulse 5 Anos em 5 Dias, falando de pulverização agrícola, inovações na indústria, eficiência operacional e padronização de processos, geração de energia e mulheres na tecnologia. Solta o play para aprender também!

Outra iniciativa é a parceria com o podcast Bytes à Mesa, que debate os desafios e o futuro dos mercados do agro e do foodtech. Clique no link no nome do programa e aprenda mais sobre a área!

Além disso, startups parceiras também utilizam os espaços de Pulse e Raízen para treinamento de novos funcionários e workshops de formação. Promover e facilitar o aprendizado contínuo e o desenvolvimento profissional e pessoal são valores fundamentais na nossa cultura. 

Aliás, você já conhece nosso espaço? Faça o tour virtual e conheça nossos ambientes de trabalho e aprendizagem: Tour Virtual pelo Pulse

plugins premium WordPress ;