BLOG

Tecnologia no esporte: inovação dentro e fora de campo

tecnologia-no-esporte

O uso de tecnologia no esporte sempre foi determinante para a evolução de diversas modalidades. Por isso, falar de esporte é também falar de inovação.

Para provar que os dois temas têm tudo a ver um com o outro, fizemos uma seleção de inovações, startups e CEOs/ fundadores que batem um bolão no mundo dos negócios.

Coloque as luvas e agarre os insights que podem inspirar mais inovações dentro da sua empresa.

Que comece o jogo!

Quando a tecnologia transforma o esporte

Os esportes costumam incorporar inovações tecnológicas que permitam maior rendimento de parte dos atletas e que reduzam a chance de erro dos árbitros na fiscalização das regras. 

No primeiro caso, podemos citar o desenvolvimento de uniformes que otimizam a evaporação do suor durante a prática esportiva, melhorando o desempenho. Outro exemplo é o da evolução da bola de futebol ao longo das Copas, com a adoção de tecnologias para melhorar a estabilidade, a velocidade e até a visibilidade na TV. 

Já no que diz respeito ao monitoramento das regras, há diversos casos em praticamente todas as modalidades esportivas. Por exemplo, o futebol conta agora com um sistema semiautomático de fiscalização da regra de impedimento. A inovação conecta um sensor instalado na bola, câmeras espalhadas pelo estádio e uma inteligência artificial que analisa o posicionamento dos jogadores em tempo real. 

De modo semelhante, outros esportes, como natação e atletismo, contam com o monitoramento por sensores e câmeras para reduzir a chance de erro na definição dos resultados. Já no caso da esgrima, sensores na ponta das espadas e uma malha de fios especiais na roupa dos atletas permitem auferir os pontos com precisão. 

Inovação também pode ser simples

Mas, como é característico dos processos de inovação, nem toda melhoria precisa ser baseada em alta tecnologia. Por vezes, inovações simples contribuem para uma evolução do esporte. 

Um caso emblemático foi a adoção dos números nas camisas de futebol. A ideia, adotada primeiro na decisão da Copa da Inglaterra de 1933, chegou aos Mundiais em 1950 e facilitou muito a identificação dos jogadores em campo. 

Outra inovação simples e eficaz no futebol foi a introdução dos cartões amarelo e vermelho, a partir da Copa de 1970, para facilitar a compreensão das sanções aplicadas pelo árbitro.

Startups e tecnologia no esporte: oportunidades para inovar

Um setor como o esporte, que recebe tanta atenção do público e tradicionalmente busca inovações tecnológicas, é campo livre para empreendedores brilharem. Diversas startups estão marcando golaços com soluções criativas para demandas do mercado. Confira alguns exemplos para se inspirar:

  • Fëng BrasilFocada em estratégias para conectar clubes e torcedores, atende a CBF e diversos times brasileiros. Apresenta soluções como produtos digitais, programas de relacionamento, inteligência de dados e campanhas de mídia.
  • AtletisUma plataforma para criação e divulgação de eventos esportivos, que permite agilizar a organização e a venda de ingressos das competições.
  • FanHubAtua no marketing, oferecendo a empresas estratégias e ferramentas para transformar torcedores e entusiastas do esporte em clientes.
  • NextFitApresenta um sistema de gerenciamento das atividades de academias e estúdios, otimizando a gestão.
  • Footure – Com foco no conteúdo, oferece consultoria, cursos e análises que consideram o desempenho de atletas com base em dados e metodologia científica.

Craques em campo e nos negócios

Existem muitos casos de empreendedores que são craques na inovação e nos negócios, e também há craques do esporte que se tornam empreendedores de sucesso. 

No Brasil, o primeiro case que vem à memória é o do Pelé, reverenciado mundialmente como o maior jogador de futebol de todos os tempos. Além desse sucesso no esporte, Pelé também soube, desde sempre, bater um bolão fora de campo. Foi pioneiro ao se enxergar como marca, garantindo contratos de gestão de imagem e associação a produtos. 

Mais recentemente, Ronaldo Nazário teve grande sucesso ao trocar as chuteiras pelo mundo dos negócios. Seu empreendimento mais famoso foi a 9ine, empresa de marketing que gerenciou a carreira de atletas e personalidades do mundo artístico. Além disso, o ex-jogador atua em outras frentes, como escolas esportivas e gestão de clubes. 

Outro exemplo de atleta que se tornou empreendedor bem-sucedido é Bernardinho, ex-jogador e técnico de vôlei. Fora das quadras, ele marcou muitos pontos como sócio de uma rede de academias e de uma franquia de escolas de vôlei. Além disso, Bernardinho atua na área de cursos e é um palestrante requisitado. 

Para vencer nos esportes e nos negócios, definir uma estratégia adequada é fundamental. Para aprender mais sobre planejamento estratégico, leia o artigo que está neste link!

plugins premium WordPress ;